terça-feira, 22 de maio de 2012

Explicado o azul perfeito da arara-escarlate


A arara-escarlate tem pigmentos que dão a cor vermelha e amarela, mas o azul tem outra origemTravis Isaacs 
 Há o azul do mar e do céu, e há o da vida. A evolução brinca e, durante milhões de anos, as estruturas e os pigmentos aperfeiçoam-se e as cores nascem. Por isso, há o azul dos olhos, das flores do jacarandá e da arara-escarlate. Uma equipa da Universidade de Fudan, em Xangai, estudou a estrutura das penas responsável pela cor desta ave e conseguiu imitá-la utilizando um modelo matemático baseado no silício. A explicação de como aparece este azul perfeito vem num artigo na edição desta semana da revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Science.

A arara-escarlate, também conhecida como Ara macao, vive nas regiões tropicais da América Central e América do Sul. Tem penas vermelhas, que lhe dão o nome, amarelas e azuis, não iridescentes, que se parecem com a rocha lápis-lazúli. É uma ave “grande e talvez a mais magnífica das espécies de araras”, diz o artigo, também assinado por Eli Yablonovitch, da Universidade de Berkeley, na Califórnia.


Tanto a cor das penas vermelhas como a das amarelas deve-se a pigmentos. O azul é diferente. A equipa descobriu que esta cor nasce de uma estrutura que fica nas barbas de certas penas desta ave. As barbas são os filamentos que crescem a partir da estrutura central da pena, a raque.


A equipa fez um corte transversal de uma barba e observou o corte ao microscópio electrónico. Viu uma estrutura esponjosa e porosa feita de bastonetes alongados todos ligados uns aos outros. O diâmetro destes bastonetes é de 85 a 120 nanómetros (cerca de mil vezes mais pequeno do que a espessura média de um cabelo). Esta estrutura, feita de queratina, é a responsável pela cor azul. 


Depois, a equipa conseguiu recriar esta estrutura tridimensional utilizando um modelo matemático feito a partir da estrutura atómica do silício. Para perceber qual seria a forma da estrutura que daria uma cor óptima, os investigadores aumentaram e diminuíram a quantidade do silício em relação à proporção da região porosa, que é oca e dá uma cor escura à pena. 


Chegaram à conclusão de que, para o tamanho destes bastonetes, uma proporção de 40% de silício seria o ideal para a máxima reflexão da cor. Nas penas da arara, esta proporção é de 38%, muito próximo do valor óptimo. “A adopção desta fracção dos bastonetes para alcançar o brilho máximo da cor azul é uma optimização não trivial. Aparentemente, é o resultado da evolução natural”, defende o artigo. 


As barbas azuis (em cima à esquerda); um corte das barbas ao microscópio óptico (em cima no meio); e ao microscópio electrónico (em cima à direita). A estrutura de queratina (em baixo à esquerda); e a estrutura artificial de silício (em baixo à direita)Haiwei Yin et al


Tirado de: http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/explicado-o-azul-perfeito-da-araraescarlate-1547154

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.